Nos dias 6 e 7 de março, a Biblioteca da Escola Maria Lamas em Torres Novas foi o palco de um evento diferente e inspirador: o “Mercado de Trocas”. A convite do projeto Eco-Escolas, de Cidadania e Desenvolvimento e das Bibliotecas Escolares, duas ex-alunas trouxeram o “Mercado de Trocas de Torres Novas” para dentro do espaço escolar. Trocaram-se artigos de vestuário e livros.

A ideia, em causa, é simples: em vez de aderirem à “fast fashion” (moda rápida), as pessoas trocam artigos em segunda mão, seguindo o princípio: “liberta o que não usas, leva o que precisas”. 

O termo “fast fashion” refere-se a um padrão de produção e consumo no qual produtos, de baixa qualidade, são fabricados, consumidos e descartados de forma intensiva e rápida, frequentemente à custa da exploração de mão de obra e de uma quantidade excessiva e crescente de recursos naturais. A indústria da moda, num esforço exponencial de abarcar e satisfazer cada vez mais consumidores,  é, também, a segunda mais poluente do mundo, devido aos processos de fabrico e de eliminação dos artigos. O apelo à “fast fashion” tem vindo a alterar a mentalidade dos consumidores, que se habituaram a encarar o vestuário como descartável, deixando-se seduzir pela diversidade quase infinita de novas propostas a preços cada vez mais baixos, tanto em lojas físicas como online.

A troca de artigos contribui para reduzir a necessidade de consumir novos recursos, promovendo a valorização de bens já existentes e a economia circular. Exige que se coloque de lado o preconceito de que a roupa em segunda mão é apenas para pessoas carenciadas. Optar por roupa em segunda mão é um princípio ético muito importante no tempo presente.

Além de promover práticas sustentáveis de consumo, o Mercado de Trocas também enfatiza a importância do voluntariado. O envolvimento das ex-alunas da Escola Maria Lamas, com o apoio do município, é um exemplo de como as pessoas podem fazer a diferença na sua comunidade, dedicando parte do seu tempo e esforço para concretizar os valores em que acreditam, tendo em vista o bem comum.

O Mercado na Escola Maria Lamas foi um sucesso, surpreendendo alunos, professores e funcionários, agradados por encontrar peças de vestuário e livros do seu agrado. Este facto levou a que o evento, previsto inicialmente para durar apenas um dia, fosse alargado a dois, pois no primeiro os alunos não estavam sensibilizados, tendo reservado peças e comparecido em grande número no segundo dia.

Espera-se que esta experiência possa deixar uma marca duradoura nos participantes, incentivando-os a adotar hábitos de consumo mais conscientes e responsáveis e a envolverem-se em iniciativas comunitárias.

Informa-se, também, de que o Mercado de Trocas se repete todos os quartos domingos do mês na Praça dos Claras.

****

Texto por: Maria Rodrigues

Moldura feita pela: Beatriz Chambel

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Últimos Posts

Eventos

Loulé

Dias

Todos os Segundos Sábados do mês

Horas

15h - 18h

Localização

Café Espalha Desafios | Rua Camilo Castelo Branco nº 7

Penela (São Sebastião)

Dias

Todos os terceiros sábados do mês | Em Julho e Agosto não haverá este mercado

Horas

15h-18h

Localização

Antiga Escola Primária de São Sebastião, Penela